Administração
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decisões de Financiamento

Ir para baixo

Decisões de Financiamento Empty Decisões de Financiamento

Mensagem  Daniel Qua Nov 05, 2008 4:13 pm

Este é o momento onde o profissional de finanças determina a proporção de como vai ser estruturada sua organização, se de capital próprio ou de terceiros. Analisa qual das duas fontes de recursos vai optar e decidi sobre a maneira mais apropriada de obtê-la.

As decisões de financiamento envolvem a escolha da estrutura de capital, a determinação do custo de capital e a captação de recursos. Remetem, a definição das fontes de financiamentos a serem utilizadas nas atividades da empresa e nos projetos de investimento. (LEMES, RIGO e CHEROBIN, 2005, p.8).

Dentre os principais meios de financiamentos podemos destacar segundo LEMES, RIGO E CHEROBIN, (2005, p. 63):

  • Empréstimos bancários;

  • Financiamentos e leasing;

  • Recursos próprios;

  • Dividendos pagos.


Dentre as principais fontes de financiamentos o administrador financeira deve optar pela que possa trazer mais vantagens para a organização. Segundo Lemes, Rigo e Cherobin (2005, p.3) “No campo de decisões de investimento, as empresas criam, recebem e desenvolvem alternativas, buscando sempre a maximização da riqueza dos acionistas.”

Na opção por financiamentos, além da escassez de recursos a longo prazo; que é oferecido pelas instituições financeiras; as organizações utilizam os agentes governamentais como o BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que são os meios onde os recursos são a longo prazo, que tem por objetivo principal o desenvolvimento do país.

Dentre estes, também destaca-se o FINAME, que é umas das linhas de financiamento do BNDES, que segundo Machado (2004, p.11), “É um financiamento de longo prazo, destinado a compra de equipamentos de fabricação nacional, novos e sem limites de valor.”

Ao mencionar o financiamento, Machado (2004, p.78) afirma que, “para desenvolvimento de suas atividades, uma empresa necessita de financiamentos, que são recursos obtidos de terceiros e, tem como finalidade de suprir suas necessidades de investimentos.”

Com opção de financiamento, cabe ao administrador financeiro, analisar qual será a melhor opção para que a organização possa ter o aporte de capital para o alcance do objetivo; que é a maximização de riquezas.
Daniel
Daniel
Profissional
Profissional

Mensagens : 83
Data de inscrição : 05/11/2008
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos